' tickercontent[1]='18:06 - Polícia dos EUA prende ‘Coringa’ que ameaçava atacar seu local de trabalho' tickercontent[2]='15:16 - Em bilhete, suspeito de matar mulher diz que traição motivaria ‘tragédia’' tickercontent[3]='16:53 - CJ Tronic em Breve com Filial em Timon' tickercontent[4]='09:42 - HOJE: estréia da quinta de dentro' tickercontent[5]='08:45 - Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 33 milhões'
Plantão Hoje:
    Retrovisor de Cultura

Manual da pessoa culta

Pra iniciar minhas atividades blogueiras por aqui decidi listar algumas cositas que podem tornar uma pessoa mais culta.
Não que sejam regras. Para ser culto a primeira coisa que se deve ter em mente é a desconfiança em relação às regras.
Uma pessoa verdadeiramente culta tem a cabeça aberta, não tem preconceitos e acima de tudo vê o mundo através de uma ótica que pretere qualquer tipo de regra.
É isso mesmo. Regras são chatas e castradoras. O que não combina nada com cultura.
Pra conhecer uma cultura, seja ela de onde for, é indispensável muita leitura.
Se ler não está no topo de suas atividades favoritas está na hora de mudar.
Não precisa começar com um clássico da literatura mundial de 400 páginas. Existem muitos pocket livros com histórias ótimas. E até mesmo os clássicos podem ser encontrados em edições de bolso.
Anime-se e vá a luta. Tente fazer da leitura um hábito frequente. Se não for diário, que seja ao menos semanal ou mensal. O importante é virar uma constante na sua vida. E se você está lendo esse texto significa que ela já te pegou. Ler na internet também conta como hábito de leitura.
Devo dizer que as páginas impressas ainda me causam mais prazer, e recomendo total a sua migração do virtual para o real.
Sem querer apelar para os clichês, mas já apelando, ler é uma viagem.
Para os genuinamente visuais temos a sétima arte. Assim como a literatura, o cinema nos faz viajar.
O poder hipnótico das telas e das películas nunca será explicado. Mesmo que existam trocentas teorias sobre a sujeição do ser humano ao espetáculo da vida nada consegue explicitar o porquê somos tão condiconados a parar na frente de uma cena e apreciá-la.
Talvez seja o poder artísitico dela. E isso nem Freud explica. Arte é pra ser sentida e não explicada.
Tudo bem que os críticos se metem a explicadores de arte, mas francamente não sei não.
Eu como metida a crítica acredito numa frase que li ou ouvi não lembro onde, que dizia: “Crítico de arte é um artista frustrado”.
Ou seja, críticos criticam aquilo que eles adorariam fazer. E criticam para o bem e para o mal.
São os tais conceitos do que é bom e do que não é.
Muitas bandas por aí que o digam.
Existem milhares de listas, sites especializados (ou não especializados) que ditam quem está fazendo um bom trabalho e quem não está.
Sim. Arte é trabalho. Um trabalho divinal, mas é. Talento é uma coisa que nasce com o artista. E ele vai aperfeiçoando ao longo da vida.
Artista é isso. Inspiração (talento) e transpiração (trabalho).
Voltando a falar de música, aí está uma coisa praticamente unânime.
Conheço pouquíssimas pessoas que não gostam de música. Não entendo.
A música é a alma do mundo. Não imagino viver aqui sem trilha sonora. Iria ser muito chato.
Acho que eu não sobreviveria.
Sobreviver já é difícil. Sem música seria impossível.
Sem arte seria inadmissível.
Sem cultura seria o fim.
Por isso, para não decretar seu próprio fim, para não ser engolido pela lei de Darwin, reserve um pouco do seu tempo para a cultura.
Nesse nosso mundo atual só os cultos sobrevivem.

Sobre o autor

Susyanne escreveu 3 notícias.

14 Comentário

  • 15.08.2010 12:43, Alesson disse:

    Adorei a forma de você falar.Parabéns pelo post, está ótimo. ^^
    Concordo plenamente com você “Nesse nosso mundo atual só os cultos sobrevivem”.

    • 08.06.2012 12:06, Daniela disse:

      Nossa! só os cultos sobrevivem, muito bem, e o que você me diz sobre o Tiririca que foi um dos deputados mais votados do país?!

    • 23.01.2011 10:32, Bruno disse:

      Parabéns por sua colocação! Sou um poeta, com isto pude extrair algumas expressões de seu texto e simultanemente transformei algumas palavras para arquitetar poesias. Como já dizia o filósofo Lavoisier:

      — “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

      Parabéns!

      Sucesso!

      • 20.02.2011 01:09, Romeu disse:

        Coitada de vc!
        Por acaso acabei lendo esse texto e fiquei triste. Pessoa vá estudar Estética, para entender que não existe dom. Vá estudar antropologia para melhorar sua critica. E de quebra estudar muita Arte. Sou estudante de museologia e apaixonado por criticas de arte; E posso lhe garantir que a maioria dos críticos são pessoas que não pintam, desenhem etc. A critica nada mais é do que uma analise formal, estrutural e pictórica da obra em si. Sem a critica, não existiriam os estilos, movimentos artísticos. Enfim. Não sei o porquê me desgasto ainda comentando essas coisas que eu acabo por desventuras lendo na internet.

        • 13.05.2011 15:33, Hank disse:

          Desculpe, concordo em partes com vc, mas descordo em outras.
          Como não existe Dom, ensinaram Amadeus, Bach, Bethoven, esse são apenas alguns exemplos de que existe o DOM, tem pessoas que tem o dom para cozinha outras não, a mesma coisa para carro, celular, tudo. A critica é boa até um certo ponto, mas não podemos nos prender a ela como sendo a regra, que graça tem um quadro pós moderno se você so entende o que esta pintado se você ler. Você tem que ver e dai tirar a sua opinião. Sabe cara, você esta certo em algumas coisas, assim como a moça que postou o assunto, mas analizando o que ambos disseram, Coitado de você. . .

        • 03.11.2011 02:37, armando nascimento disse:

          NUM PAÍZ DEMOCRATICO E LIVRE TODOS OS BURROS TÊM OPINIÃO

          • 10.07.2012 17:13, Ana disse:

            é por isso que você comentou né! PAÍS!

          • 13.12.2011 07:49, joão dezan disse:

            eu entendi onde você quis chegar, pena que eu sou um ignorante, ja nossos intectuais a baixo, são escritores, criticos, filósofos, não tiveram mesma competencia, parabens otimo texto, parte d amusica copiei colei no meu face, parabens.

            • 22.12.2011 20:52, milka disse:

              Acho que fugiu um poko da proposta inicial do texto.

              • 20.01.2012 10:38, joão Cavaleiro disse:

                obrigado pela ajuda, quero ser mais culto e agradeço que sempre que tiveres novas dicas mandasses porque pra mim servem sempre.

                • 30.05.2012 10:42, Adriana disse:

                  Hoje acordei com uma vontade tremenda e descobrir mais coisas sobre o mundo que me fogem completamente. Ontem eu assisti a uma reportagem sobre o Pimenta Neves, esse mesmo, o jornalista aclamado de ideais fortes que te renderam a prisão por conta de algumas atitudes erradas que ele teve. Enfim, no documentário descobri que sua vida cultural era avassaladora e que sua companheira Sandra Gomide não o acompanhava em tal quesito. Isso não justifica ele tê-la assassinado, mas a razão que os homens têm são desconhecidas por nós mesmos (homens). Mesmo assim me senti na obrigação em querer ser mais culta, e gostaria sinceramente de poder ficar em parâmetros que me fizessem falar de igual pra igual com determinadas pessoas. Sou amante de boa música, e como o autor deste post disse “sobreviver sem música é impossível.” Enfim, achei o post muito bom e simplificado. E espero que possamos um dia podermos falar sobre tudo sem causar impacto em alguns…

                  • 02.06.2012 21:33, gisele disse:

                    olha adorei a forma de como voce se expressa bom eu posso ter apenas 14 anos mas me considero uma pessoa culta pois adoro ler (desde os classicos ate os modernos) principalmente os que relatam historias e intrigas do passado,gosto muito de teatros,museus,e opera tambem mas infelizmente nunca tive o prazer de ir nesses lugares, tambem pesquiso muitas coisas na internet procuro saber sobre algumas das revolucoes que tivemos no passado sobre a semana da arte moderna e outros derivados sem falar tambem nas musicas gosto de qualquer tipo desde forro ate o brega kkk (brincadeira) e tambem sou uma pessoa sem preconceitos nao gosto de fazer inimigos ate pq se fossemos todos iguais iria ser muito chato nunca ia ter assunto pq todos iriam falar das mesmas coisas imaginem so como ia ser… bom bjs adorei tudo o que vc escreveu!

                    • 03.06.2012 12:02, israel disse:

                      parabéns nota 10

                      • 08.06.2012 19:18, Dedé disse:

                        Acredito q o saber é um dos maiores(talvez o maior)meios de defesa do ser humano no mundo,pois,quanto mais instruido é o ser humano,mais estará preparado para a vida…e parabéns pelo texto,achei muito legal :)

                        “EXISTE APENAS UM BEM,O SABER,E APENAS UM MAL,A IGNORÂNCIA” Sócrates

                        (Obrigatório)
                        (Obrigatório, Não será publicado)