' tickercontent[1]='18:06 - Polícia dos EUA prende ‘Coringa’ que ameaçava atacar seu local de trabalho' tickercontent[2]='15:16 - Em bilhete, suspeito de matar mulher diz que traição motivaria ‘tragédia’' tickercontent[3]='16:53 - CJ Tronic em Breve com Filial em Timon' tickercontent[4]='09:42 - HOJE: estréia da quinta de dentro' tickercontent[5]='08:45 - Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 33 milhões'
Plantão Hoje:

Concurso público de 5 mil vagas para professor no Maranhão

concurso

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (7), pelo Governo do Estado, o concurso público para o preenchimento de 5.320 vagas para professor da rede de ensino estadual. Serão 471 vagas para o Ensino Fundamental, 4.409 para o Médio e 440 para a Educação Especial. O evento faz parte do Programa de Valorização do Servidor, lançado há dois meses pela governadora Roseana Sarney. Participaram do lançamento os secretários César Pires (Educação), Luciano Moreira (Administração) e Hildo Rocha (Articulação Política).

O certame será realizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC). Outras secretarias, como Saúde e Infraestrutura, lançarão seus concursos nos próximos meses.

Como o estado necessita de 12.500 vagas, a Secretaria de Educação vai realizar um outro seletivo e permitir que os professores concursados possam fazer as chamadas “dobradinhas”, especialmente para as áreas de matémática, física, química, biologia e inglês, nas quais existe muita carência. As provas do seletivo devem ser realizadas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), no mesmo período do concurso.

O secretário de Educação, César Pires, explicou que essa estratégia se faz necessária porque a realização de concurso para 12.500 vagas oneraria muito a folha do Estado. Os encargos sobre os contratados são menores. Luciano Moreira, da Administração, disse ainda que esses profissionais irão atender demandas específicas – como alunos repetentes – e, posteriormente, o Estado não precisaria mais de seus serviços.

Para os cargos de professor de Ensino Fundamental e Educação Especial podem se inscrever candidatos que não tenham curso superior, desde que com habilitação específica para a função. As inscrições serão feitas pela internet, do dia 8 (para isentos) deste mês – amanhã – até 10 de novembro. As provas serão realizadas em São Luís, Imperatriz, Bacabal e Caxias.

Abaixo, as principais informações do concurso:

Publicação do Edital de Abertura das Inscrições: 7/10

Inscrições (via internet): 15/10 a 10/11

Obs: Para quem solicitar isenção da taxa de inscrição o período será de 8 a 13 de outubro

Aplicacação das provas objetivas: 13/12

Recebimento de títulos: 14 a 16/12

Análise e pontuação dos títulos: 21/12/2009 a 20/01/2010

Aplicação das provas práticas (Educação Especial): 17/01/10

Encaminhamento pela FCC dos resultados das provas objetivas, títulos e provas práticas: 28/01/10

Publicação dos resultados da provas objetivas, títulos e provas práticas: 01/02/2010

Homologação do concurso: 11 a 19/02/10

Cargos – Professor do Ensino Fundamental e Médio

1ª a 4ª série

Língua Portuguesa

Língua Estrangeira – Inglês

Língua esrangeira – Espanhol

Matemática

História

Geografia

Ciências

Educação Física

Ensino Religioso

Filosofia

Arte

Química

Física

Biologia

Sociologia

Professor de Educação Especial

Intérprete de Libras

Instrutor de Libras

Revisor Braille.

Sobre o autor

Luana Santana escreveu 2268 notícias.

Telefone: (86) 9945-4256 Email: luanasantana@live.com

1 Comentário

  • 08.10.2009 15:40, Jacileide Barboza Araujo disse:

    Olá eu sou Jacileide Barboza Araujo,moro em Barra do Corda Maranhão,sou profesora concursada no ensino fundamental maior pelo município e trabalho no ensino médio com língua espanhola pelo estado,sou graduada em letras ,curso este que tem como prioridade as cadeiras de língua portuguêsa,linguística e língua espanhola,e quero fazer o concurso estadual para trabalhar com língua espanhola ,que é uma disciplína que eu gosto e já exerço e da qual já estou me especializando,gostaria muito de que vocês me dessem uma oportunidade,,em primeiro lugar porque é uma coisa que eu gosto de fazer e sou feliz porque eu vejo a satisfação dos meus alunos com aquilo que eu estou passando para eles a nível de idioma espanhol e a nível de qualidade de professor,e em segundo lugar porque eu conseguindo esta oportunidade ter um concurso estadual,eu irei realizar o meu sonho de aplicar essa remuneração para ajudar as crianças e os adolescentes marginalizadas ,projeto este que já estou colocando em prática e para que eu possa dar continuidade a este projeto eu preciso desta opotunidade eu irei me esforçar o bastante e dar o máximo de mim para dar o melhor para meus alunos e com o meu interesse ,com ajuda de Deus e ajuda e de vocês eu irei conseguir atingir os meus objetivos,muito obrigado um grande abraço,professora jacileide.

    (Obrigatório)
    (Obrigatório, Não será publicado)